Introdução aos Sistemas de Informação.

Um sistema de informação é, essencialmente, um sistema (geralmente automatizado) que coleta, processa, transmite e dissemina dados em um determinado local. É portanto, qualquer sistema que manipula dados e gera informação. Um SI tem também a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações.
Várias partes trabalham juntas num sistema, visando um objetivo. Num sistema de informação há um fluxo mais confiável e menos burocrático nessas informações envolvidas. As principais vantagens de um SI bem desenvolvido são:
  • Otimização do fluxo de informação (permite mais agilidade e organização)
  • Redução de custos operacionais e administrativos
  • Ganho de produtividade
  • Veracidade/Integração da informação
  • Mais estabilidade
  • Mais segurança no acesso à informação
Devemos lembrar também que um sistema de informação não necessariamente tem somente computadores envolvidos.

– Tipos de Sistemas de Informação
  • Sistemas de Processamento Transacional
Os Sistema de Processamento de Transação (SPTs), são sistemas de suporte às atividades da organização. São utilizados na automação de tarefas repetitivas e transacionais, como as de controle de estoques, contabilidade, sistemas de cobrança e pago de contas, folha de pagamento, etc. Como eles suportam as operações da empresa, as respostas do sistema devem ser rápidas, o sistema também deve ser confiável. Suas aplicações são geralmente nos processamentos de pedidos, faturas, controle de estoques, contas a pagar/receber, compras, recebimento, expedição, folha de pagamento e contabilidade.
  • Sistemas de Informação Gerencial

Os SIGs (Sistemas de Informação Gerencial) são sistemas que auxiliam no processo de transformação de dados em informações. Quando esse processo está voltado para a geração de informações utilizadas nos processos decisórios de uma empresa, diz-se que esse é um sistema de informação gerencial.

  • Sistema de Apoio ao Executivo 
Os SAE (Sistema de Apoio ao Executivo) são sistemas criados para facilitar e agilizar a administração de um executivo. São SI’s do nível estratégico de uma organização. Os SAE reuném dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os devidos fins. Também permite aos executivos analisar os mesmos dados de forma padronizada.
  • Sistema de Apoio à Decisão

Sistemas de apoio à decisão (SAD) são sistemas baseados em conhecimento. Referem-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada situação ou questão numa organização. Um SAD necessita de três componentes fundamentais:

–  Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD)

–  Sistema Gerenciador de Modelagem Básica (MBMS)
–  Sistema de Geração de Diálogo e Gerenciamento (DGMS)
  • Sistemas Especialistas
Um Sistema Especialista se divide em duas palavras:
Sistema: “Conjunto de elementos, materiais ou ideais, entre os quais se possa encontrar ou definir alguma relação”
Especialista: “Pessoa que se consagra com particular interesse e cuidado a certo estudo. Conhecedor, perito”
Pode ser uma classe de programa de computador desenvolvido por pesquisadores de IA (Inteligência Artificial). Em síntese, são programas constituídos por uma série de regras que analisam informações (normalmente fornecidas pelo usuário do sistema) sobre uma classe específica de problema.
  • Sistema Baseado em Conhecimento

Em um Sistema Baseado em Conhecimento, os conhecimentos são armazenados de forma tal que o sistema define o que significa aquele conhecimento, como ele deve ser interpretado. Em Sistemas Algorítmicos, o programador deve construir rotinas para manipular o conhecimento em seus mínimos detalhes, que são dispensadas em sistemas de IA. Em sistemas de IA, o programador preocupa-se em construir rotinas de inferência da base de conhecimentos, rotinas de questionamentos. É como usar a linguagem SQL em banco de dados, o programador preocupa-se em especificar o que deve ser buscado, não interessando como o banco de dados fará a busca na base de dados. Nos últimos anos tem surgido vários Sistemas Baseados em Conhecimento dirigidos a várias áreas. No que tange ao gerenciamento de redes de computadores, algumas categorias de sistemas capturam e interpretam, diagnosticam e predizem os dados, monitorando, planejando e controlando com perícia os dispositivos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima